O facto é este: já lá vão sete anos desde que os Efterklang se colocaram em stand by e deixaram uma Piramida suspensa em glória e beleza desde então. O último longa-duração dos dinamarqueses foi editado pela 4AD – o segundo disco dos Efterklang na label de Ivo Watts-Russell depois de Magic Chairs em 2010 -, e entretanto sentiram necessidade de parar e deixar a rotina do binómio disco/tour fora da banda e ao mesmo tempo de deixar a própria banda num sono reparador do qual só agora irá ser despertada.

Pelo caminho, Casper Clausen, Mads Christian Brauer e Rasmus Stolberg fizeram-se Liima com o percursionista finlandês Tatu Rönkkö para explorar territórios de electrónicas mais vintage, mais terrenos e mais concretos. Os Liima gravaram ii em 2016 e 1982 em 2017, ambos com o selo da 4AD. Ou seja, o descanso não foi muito.

Agora, é hora de dar o beijo de despertar aos Efterklang e quem o faz é a modelo e fotógrafa Helena Christensen no vídeo realizado por Andreas Koefoed para o single de regresso. Os dinamarqueses deixaram uma publicação nas suas redes sociais com a informação que, a também dinamarquesa, é agora parte integrante da banda, mas a informação ainda carece de confirmação. A banda de Copenhaga volta assim para o quinto álbum de originais, Altid Sammen – que significa Sempre Juntos, em dinamarquês –e o primeiro single e vídeo é “Vi Er Uendelig”.

O novo longa-duração é mais um capítulo de luz em tempos de trevas a nível mundial com uma mensagem semelhante a tantos outros discos editados nos últimos tempos. Sobre Altid Sammen, Claus explica que:

Altid Sammen‘s songs are about belief and togetherness. Not in a religious way – none of us are believers of a defined religion. The words are searching for meaning in intimate relationships, in nature, in death and eternity. The bonds we create; to gather, hold hands, sing or share a moment together. We’re all connected, across nations, age, sex and gender. We come together with all of our backgrounds, and we move apart in all sorts of directions, always together

Os Efterklang tocam em Lisboa no dia 23 de Outubro no Lisboa Ao Vivo e sobem ao Porto a 24 para um espéctaculo no Hard Club.

Altid Sammen

01. Vi er uendelig
02. Supertanker
03. Uden ansigt
04. I dine øjne
05. Hænder der åbner sig
06. Verden forsvinder
07. Under broen der ligger du
08. Havet løfter sig
09. Hold mine hænder

Efterklang - Altid Sammen

Efterklang – Altid Sammen