Ter num curto espaço de dias os dois fundadores dos Pavement a virem a público com música nova ou notícias de reedições dos seus projectos póstumos, não augura nada de bom para os que queriam muito acreditar que os Pavement iam voltar ao activo em 2019, mais que não fosse para uma tour de celebração do trigésimo aniversário da banda, como confessou Kannenberg numa entrevista à radio italiana Radio Cittá Del Capo.

Mas o facto é que depois de ouvirmos o inédito “Dreams They Guide Us” e o remix para “No Comparison” ambas dos Spiral Stairs de Scott Kannberg, lançadas para marcar uma série de reedições de discos dos Spiral e dos Preston School Of Industry, agora é a vez de Stephen Malkmus chamar os The Jicks para o rodearem novamente em torno da sua escrita de canções reconhecível até a partir da lua.

“Middle America” traz de volta os Stephen Malkmus & The Jicks, que se encontravam arredados das edições desde Wig Out at Jagbags, de 2014. Malkmus escreveu também a banda sonora para a série da Netflix, Flaked, mas pouco ou nada se tem sabido da sua vida sonora. Até agora, porque a banda começou na segunda-feira a lançar alertas e a fazer-se notar através das redes sociais: primeiro, com um tweet que avisava estarem presentes no Instagram e que algo de novo estava para surgir em breve, e um dia depois carregaram um snipet de um vídeo com música nova, e cá está ela.

O novo tema é um trabalho que carrega todos os elementos habituais tanto na carreira de Stephen Malkmus a solo como com os Pavement: as vozes afectadas mas serenas, as guitarras suavizantes e cheias de detalhes folksy e completamente alinhadas com o paisagismo tanto urbano como campestre do território norte-americano. Esta é a “Middle America” que continua viva passados 30 anos, desde a formação dos Pavement, em 1999.

Stephen Malkmus & The Jicks – Middle America

Stephen Malkmus & The Jicks – Middle America