Os The Maccabees tiveram uma carreira relativamente curta e cheia de momentos que vão ficar na história do indie rock britânico das primeiras primeira décadas deste novo milénio. Colour It In de 2007, Wall of Arms de 2009,  Given to the Wild de 2012 e Marks to Prove It de 2015 ficam como uma marca de uma banda que ao lado dos Bombay Bicycle club ou dos Everything Everything reafirmaram as terras de Sua Majestade como um epicentro fértil de criatividade pop e alternativa. Mas, tudo o que é bom chega ao fim, e os Maccs encerram actividades em 2017.

Orlando Weeks, a voz dos The Maccabees regressa passados três anos para dar continuidade à carreira agora em nome próprio e edita o seu disco de estreia A Quickening. Depois de ter encontrado noutras artes novas formas de criar –  The Gritterman editado em 2017, estreou Orlando no mundo da literatura com um livro para crianças -, o músico inglês reflecte e documenta sobre o papel de ser pai e como a paternidade se torna uma condicionante elementar na vida de um homem… um homem novo, um homem a nascer novamente para uma nova fase.

“Milk Breath”, terceiro single e sucessor de “Safe In Sound” e “Blood Sugar“, não deixa muitas dúvidas no seu título sobre a influência que o nascimento do seu filho está a ter na nova vida de Weeks. Música para momentos de silêncio, sem o punch de som da sua antiga banda e com uma vontade clara de descobrir novos mundos e abordagens. Sobre o novo tema, ele conta que:

This is about watching my son sleep. When you’ve rocked him for 45 minutes and finally the wriggling has stopped and the muscles have relaxed and you put him down in slow motion and then stand, without breathing for another 20 minutes praying that he’s asleep. A cracked twig in the street below is like a slammed cutlery drawer. A car alarm half a mile away might as well be in the room with you. But your baby is asleep and at peace and slowly you are too.

A música tem já um vídeo que é uma primeira adaptação de várias onde se vão recriar as formas que estão presentes no artwork do álbum. O conceito e a concretização são do artista sul-coreano Myungsik Jang.

A Quickening tem edição prevista para 12 de Junho na Play It Again Sam. Vídeo, alinhamento e capa do disco com link para a pré-compra todos em baixo.

 

A Quickening

01. Milk Breath
02. Blood Sugar
03. Safe In Sound
04. St. Thomas
05. Takes A Village
06. Moon’s Opera
07. All The Things
08. Blame Or Love Nothing
09. None Too Tough
10. Summer Clothes
11. Dream

Orlando Weeks

Orlando Weeks – A Quickening