Passaram apenas seis meses desde que a edição de A Fever Dream – o quarto álbum dos Everything Everything -, vinha alimentar com sangue novo as peculiares estruturas art-rock transversais a todos os discos dos mancunianos através de mais 11 canções, e já há um novo EP a enfeitar a sua discografia.

Como forma de celebrar o início daquela que será a digressão mais extensa do quarteto até à data, os Everything Everything lançam de forma inesperada A Deeper Sea, um EP de quatro temas que será também o quarto da sua carreira, sucedendo assim a Cough Cough, de 2013.

Do EP constam dois temas inéditos, “The Mariana”, uma canção menos hiperactiva e mais atmosférica que o habitual, a que se junta “Breadwinner”, a única faixa revelada antes da edição do EP (apresentada ontem à noite no programa de rádio de Annie Mac, Hottest Record, da BBC Radio 1), e que espelha na perfeição as edificações sonoras de veia bombástica dos Everything Everything.

Aos dois novos temas, somam-se no alinhamento de A Deeper Sea uma remistura de Tom Vek para “Ivory Tower”, tema de A Fever Dream, e uma versão ao vivo, gravada em Julho passado para a BBC, para “Don’t Let It Bring You Down”, um original de Neil Young. Os Everything Everything iniciam amanhã (28 de Fevereiro), a sua digressão mundial, com um concerto em Dublin, na Irlanda.