Começaram o seu projecto com apenas três guitarras e nada mais, mas agora e ao segundo disco ampliaram a sua linha de instrumentos para o baixo e para a bateria. Os Evols são Carlos Lobo, França Gomes, Vítor Santos , todos eles guitarristas mais João Santos (baixo) e Jorge Queijo (bateria). Guitarras, amplificadores únicos e pedais antigos conferem-lhes um estilo único e purista.

A música dos Evols não se cinge unicamente à componente musical e instrumental, daí que em anos anteriores tenham colaborado com o cineasta Pedro Maia, conhecido por dar imagem aos concertos e actuações de nomes internacionais como Lee Ranaldo, Panda Bear, Fennesz, Jacaszek, entre tantos outros.

O cinema e a imagem são  universos que os Evols não excluem  da sua música, daí que tenham colaborado  com o festival de cinema Curtas de Vila do Conde ou ainda a contribuição musical para o realizador Robert Todd. Tudo isto e espaço ainda para uma digressão com os norte-americanos The Dodos por Espanha.

Sendo a guitarra eléctrica o elo de ligação, com o segundo disco Evols II que se prepara para sair ainda este ano, a banda junta-lhe o baixo e a bateria e traz-nos assim um conjunto de canções gravadas e misturadas ao longo dos anos de 2013 e 2014.

O disco será lançado pela Fnac Discos e Wasser Bassin, estando o primeiro single e teledisco “Shelter” já disponível para escuta e visualização. O vídeo contou com realização da artista plástica Laetita Morais.

joao fernandes 2