O desnecessário uso de imagens que ilustrassem um som só por si referenciado como visual e composto por elementos cinematográficos como é o dos Explosions In The Sky, arrastou durante quase duas décadas a ausência de vídeos numa carreira com 11 discos entre registos de originais e bandas sonoras. Quantos nomes conhecem que tenham crescido e criado todo um culto e influenciado tantas outros nas mais variadas correntes sonoras sem se socorrer de mais nada a não ser da música e do seu poder tanto em disco como em palco? Pois!

Chris Hrasky, Michael James, Munaf Rayani e Mark Smith finalmente cederam! Sim, é mesmo isso; há finalmente um primeiro vídeo dos Explosions In The Sky. “The Ecstatics”, um dos temas de The Wilderness de 2016, lançado em Abril pela Bella Union e pela Temporary Residence, vê a sua música traduzida em imagens pela ilustradora e realizadora Hayley Morris.

Apenas com a instrução dada pela banda de se guiar pelo conceito de “wilderness of the mind”, Hayley reflecte sobre a ideia de Transição:

I immediately thought of the beautiful chaos that is in the mind space and how that space has a multitude of transitions, whether it’s a transition from life to death or going from unknowing to knowing. Their music really lends itself to that.

Feito exclusivamente com papel, materiais translúcidos, vidro soprado à mão e projecções, todos os mais ínfimos movimentos encontrados em “The Ecstatics” foram minuciosamente manipulados por Morris, culminando em parcos minutos de uma beleza abstracta e deslumbrante. A perfeição entre o som e a imagem que se pensaria impossível de encaixar no mundo fantástico dos Explosions.

Para os mais curiosos, fica um breve making of mas primeiro a estreia na arte dos vídeos para os texanos Explosion In The Sky com “The Ecstatics”.