Com a tour de celebração dos 20 anos de carreira anunciada ontem vem também a confirmação de algumas reedições do catálogo dos Explosions In The Sky. A banda norte-americana toca em Lisboa pela primeira vez – depois de uma mão cheia de concertos a norte ao longo dos anos – na Aula Magna no dia 01 de Fevereiro de 2020 inserida numa digressão especial e comemorativa que começa já em Setembro.

Uma festa como esta pede prendas especiais e os Explosions In The Sly prepararam já pelo menos duas reedições. A primeira e mais significativa da efeméride dado o lançamento original, é o regresso de How Strange, Innocence, disco que estava fora de mercado já há muito e que sempre se revestiu de uma aura de item de colecção desde a sua primeira encarnação em 2000 num CD-R que a banda vendia nos concertos e da qual só foram feitas 300 unidades. Mais tarde o disco ganharia uma edição em vinil com a mesma tiragem e com o mesmo destino, a banca de merchandise nas apresentações ao vivo dos Explosions.

O segundo disco dos texanos a ganhar nova vida é o “disco secreto”, The Rescue, originalmente editado 2005 em CD e apenas disponibilizado por mail order.

Ambos os discos serão agora editados em vinil a 16 de Agosto por aquela que tem sido a casa-mãe da banda desde 2001, a Temporary Residence. Em baixo os dois temas que os Explosions In The Sky escolheram para promoção das reedições de How Strange, Innocence e de The Rescue, “A Song For Our Fathers” e “Day Six” respectivamente.