A 13ª edição do Festival Para Gente Sentada é acolhida pela terceira vez na cidade de Braga, nos dias 17 e 18 de Novembro. Inicialmente, realizado em Santa Maria da Feira, onde perfilaram nomes como Devendra
Banhart, Fink, Nina Anastacia, Manuel Cruz e The Legendary Tiger Man, o festival subiu a norte após dez edições.

Procurando a intimidade de um festival embrionário, o Festival Para Gente Sentada tomará palco em vários pontos do coração da cidade de Braga, tanto nas ruas como em salas de espectáculo, nomeadamente, o Theatro-Circo e a GNRation.

O festival, pela sua essência, prefere cantores e compositores a solo, sendo nesta edição o destaque dado aos americanos Perfume Genius e Julien Baker e ao compositor português Noiserv.

O primeiro concerto desta edição será dia 17, no centro da cidade, para onde o quarteto Maquina Del Amor traz a sua visão post-rock sobre o amor e a industria. O arranque no Theatro-Circo, fica a cargo de Noiserv, sendo a sua segunda passagem pelo festival, sete anos depois da estreia e com o disco de 2016, 00:00:00:00, a ser ilustrado com novo vídeo para “DEZOITO” em outubro passado. De seguida, para o mesmo espaço, Perfume Genius traz-nos o álbum No Shape de maio deste ano, onde reflecte a sua adolescência marcada por violência e drogas, bem como, a luta por igualdade de género.

Na mesma noite o GNRation vai-se sentar em tons de post-rock e electrónica com o hipnotismo dançante dos Holy Nothing  e os First Breath After Coma. Se estes últimos já vão em dois discos com o selo da Omnichords, Drifter de 2016 e The Misadventures of Anthony Knivet de 2013, e a certeza de serem um dos nomes da linha da frente da nova cena alternativa portuguesa que começa a apagar as linhas das fronteiras com o resto do mundo, o trio do Porto ainda só tem um Hypertext lançado em 2015 e avançam à “Speed Of Sound” – o single lançado em Abril – para um segundo longa-duração que ainda está em fase de gravação.

O dia 18 começará com a actuação de Ermo, o qual traz a sua poesia para estimular as ruas bracarences. No Theatro Circo os Capitão Fausto apresentam Pontas Soltas, um documentário realizado por Ricardo Oliveira, perspectivando a banda por outro ângulo. No mesmo palco, actuará Julien Baker , compositora do Tenessee de 22 anos, que no segundo dia do festival, vem apresentar o recém lançado álbum Turn Out The Lights de 27 de outubro, obra onde aborda na primeira pessoa o conformismo da sociedade na face do sofrimento e da perda. Luís Severo encanta a noite do GNRation com a paixão e as paisagens trazidas pelo seu homónimo segundo álbum. Por último, o festival fecha esta 13ª edição em grande com a actuação de Moullinex, que a 06 de outubro lançou o álbum Hypersex.

Em busca de mais razões para não perder este festival, só mesmo a cidade milenar de Braga, a romana Bracara Augusta, o poderá responder.

Os bilhetes estão à venda em bol.pt, locais habituais (Fnac, CTT, Worten, El Corte Ingles…) e na bilheteira do Theatro Circo, por 20€ o bilhete diário e 30€ o bilhete para os dois dias.