Cada vez mais embrenhada num carácter auto-exploratório e num estado de imersão total enquanto artista no alcance máximo que o termo permite, FKA Twigs expõe-nos à sua veia mais criativa e íntima no vídeo para “Pendulum”, tema que integra o alinhamento de LP1, álbum de estreia disponível desde Agosto do ano que passou, e que agora nos chega.

Numa submissão personificada nas teias de um emaranhado shibari – bondage japonês – que tem na sua génese a missão de retratar a força paralisante dos seus medos mais profundos, a londrina remete-nos para uma estética visual que pretende espelhar e transmitir o mais fielmente possível os sentimentos que dela se apoderam.

Composto, produzido, concebido e realizado pela própria, FKA Twigs não se coibiu de desabraçar quaisquer fronteiras da sua criatividade enquanto realizadora, tomou as rédeas do projecto, arquitectou toda a sua estrutura e fez questão que o vídeo demonstrasse na perfeição o que tinha idealizado para a conquista artística mais relevante no seu percurso até à data.

I had to explain to the cameraman that ‘you’ve done it from a man’s eye view. You’re shooting and you’re going from my face down to my chest and it’s great but it’s not me. Let’s look at my calves, let’s look at feet tied up, let’s look at the marks on my arms, let’s find things that are more interesting.

Para além de várias concertos esgotados em Londres no decorrer do mês de Fevereiro, 2015 promete também a FKA Twigs a sua estreia em Abril no festival Coachella.

rosana rocha sig