Matthew Barnes a.k.a. Forest Swords desenha a música através de frequências sonoras capazes de nos transportar para um outro espaço: o de quem procura o sentimento de liberdade. O seu trabalho vai crescendo desde a pequena partícula até a um vasto cosmos de fazer pulsar os batimentos cardíacos de quem sente o universo no corpo.

Depois de Engravings, o álbum lançado em 2013, segue-se um novo trabalho que o britânico intitulou de Compassion que será editado pela Ninja Tune no dia 5 de Maio. Há cerca de 4 semanas conhecemos o primeiro single – The Highest Flood -, que começa por desembrulhar-se num experimentalismo denso e fortemente visual no qual conseguimos escutar sons de orquestra numa textura musical que contém, em sim, sons infindáveis de electrónica, field recordings e, também, um universo jazzístico sob as camadas sonoras que pretendem desenhar o esqueleto da paranóia e da claustrofobia.

“Arms Out”, o mais recente tema, engloba um misticismo dançante que se desdobra em samplers que se transformam num fluxo electrónico capaz de metamorfosear a composição musical numa linguagem que procura outros espaços, outras formas de comunicação e é, desta maneira, que o videoclip do tema vem distribuir um processo dinâmico: observamos sombras, luz, movimento, espaço e inércia. Procura-se fugir de algo que não se conhece, talvez, quem sabe, de um sentimento que faísca ou que se esconde entre paredes.

Ao contrário de Engravings que se movia elegantemente de uma era medieval nórdica e atravessava os sons de flautas de pan até aos tempos hodiernos, e no qual onde se desdobravam drones misturados com hip-hop e, em certos temas, post-rock, Compassion parece procurar novas formas de linguagem, de expandir a geometria do espaço e, como um arquitecto, criar uma nova forma de fazer incidir a luz nesse mesmo espaço sem esquecer, no entanto, as esculturas de Engravings.

Espera-se um álbum extremamente intenso e sensível onde a humanização do som procura reproduzir-se em texturas diferentes; ou melhor, como Barnes disse, “music is design with texture.”

Compassion
01. War It
02.The Highest Flood
03. Panic
04. Exalter
05.0Border Margin Barrier
06. Arms Out
07. Vandalism
08. Sjurvival
09. Raw Language
10. Knife Edge