Os Foxygen acabam o ano tal e qual como o começaram… com um disco novo! A banda californiana de Sam France e Jonathan Rado editou Hang, o quinto registo de longa-duração de uma carreira com pouco mais de dez anos, no dia 20 de Janeiro deste ano pela Jagjaguwar. Agora, talvez imbuídos pelo espírito natalício que afectou já os alt-J – que disponibilizaram um EP de cinco temas ao vivo para download e completamente gratuito -, adequam-se ao momento e lançam uma espécie de disco em bruto.

Hang encontra-se desde há momentos acompanhado no universo musical pela sua própria espinha dorsal:  Hang Demos, o álbum agora editado -, é um disco surpresa que reúne, tal como o nome indica, algumas das demos que viriam desaguar na versão final de Hang.

O duo norte-americano passou por Portugal este ano pelo Vodafone Paredes de Coura para apresentar um disco que os assume cada vez de forma mais marcada como um produto encontrado e simultaneamente perdido numa máquina do tempo que encalhou por cá mas que marca no contador das esferas do tempo a década de 70. Mas Sam e Jonathan acabaram por ficar por aqui mesmo a gravar discos: Hang é um deles, e conta com toda a magnificência e exuberância do rock n’roll e do glam de há 40 anos.

Sobre o disco surpresa, Sam explica que,

..-is a collection of demos as a stripped down, lo fi glimpse at our fascinating songwriting process; two lone bedroom rock wizards in their element crafting an underrated orchestral masterpiece that will probably be looked back on as one of the greatest. And it is, with that lo-fi Rado production that’s the trademark of a Dream Star production.

Hang Demos sai apenas em formato digital, ao mesmo tempo que é disponibilizado também um 7” Flexi-Disc que contém as versões demos de “Follow The Leader” (Demo) no lado A e de “On Lankershim”  (Demo) no lado B. Ambos em exclusivo no Bandcamp dos Foxygen.