Difícil difícil deve ter sido manter os Franz Ferdinand no patamar constante, imóvel e inerte do palco do Jimmy Fallon, programa de televisão norte-americano onde os escoceses foram apresentar ao vivo o primeiro tema revelado para o álbum que leva o mesmo nome. E isto porque não puderam “Always Ascending” como fazem no vídeo que lançaram para a canção, em que a banda vai subindo várias plataformas e que em cada uma se encontra um cenário diferente.

Apesar de as canções já revelados para o novo álbum – entretanto foi lançado também o tema “Feel The Love Go” -, verem Alex Kapranos e os restantes rapazes sob um foco de luz de alguma forma menos potente e pungente que tem perdido gradualmente alguma da intensidade (será apenas uma questão de jovialidade?) que apresentava nos revolucionários primeiros discos dos Franz Ferdinand, a verdade é que a sua genética e a conjugação de sons entre principalmente uma bateria funky e uma guitarra saltitante torna as suas linhas melódicas inconfundíveis e continuam a marcar presença nas suas novas composições.

Ainda assim, os Franz Ferdinand continuam em grande forma ao vivo nos momentos que antecedem o lançamento de Always Ascending, o quinto registo de estúdio da sua carreira que tem lançamento marcado para dia 9 de Fevereiro. Este também será o disco responsável pela viagem da banda, das Terras Altas da Escócia para as margens do Tejo, directamente para o cartaz do NOS Alive, onde actuam no dia 14 de Julho. Os Franz Ferdinand estrearam ainda o tema “Huck & Jim” ao vivo durante a digressão norte-americana.