8 meses passaram desde que nos vastos corredores imaginários da redacção da Tracker nos cruzámos com a aura arrastada e anoitecida dos GHXST, onde nos deixámos voluntariamente mapear pela atmosfera soturna e pela macieza aveludada da voz de Shelley X. E é com agrado que constatamos que nestes entretantos, onde nos mesmos vastos corredores imaginários se fermentaram e destilaram tantos outros love affairs, pouco ou nada mudou neste em particular. Depois do arraso que foi “Dead Town” no início do ano, os norte-americanos voltam a tomar-nos de assalto e a embalar-nos com a sua densidade hipnótica, desta feita através de “Galaxia”.

Doom grunge, noise pop. Continuamos em terreno escorregadio quanto aos rótulos que possam eventualmente encasular a sonoridade dos GHXST. O que sabemos é que o vídeo para “Galaxia” nos chegou ainda em clima de Halloween… por alguma razão. Segundo Shelley X,

it was shot in a week with Clay Adamcyk who we’ve been collaborating with for live visuals. He uses ‘video synths’ to manipulate overlay effects and I think that style adds a psychological future vibe to the video. The video was inspired by Philip K Dick novels, cult sci-fi movies like John Carpenter’s “They Live”, and taking trips to empty NY beaches at night.

“Galaxy” é o primeiro single e a primeira mostra para o EP Nowhere que nos chegará em Dezembro pela Club.The.Mammoth. O EP profetizará, segundo a banda, um som mais etéreo, ainda que ecoando dentro dos domínios intoxicantes do grunge.