A 17 de Agosto 2015 o mundo acordou com a notícia que os Buraka Som Sistema iriam entrar numa paragem por tempo ilimitado. Previa-se que 2016 marcasse um ano de celebração – afinal, a banda alcançaria a marca dos ’10 anos de existência’ -, e não de despedida. Aquele que é, provavelmente, o grupo português com maior sucesso além fronteiras, com cerca de 800 concertos dados em locais tão distantes como os Estados Unidos ou o Japão, irá finalmente repousar para recarregar baterias que deram fruto a dois EPs, três discos e muita música. A música portuguesa ficará mais pobre mas o legado deixado por Conductor, Blaya, Riot, Kalaf e Branko e o trabalho que tiveram em levar o estilo do kuduro progressivo aos quatro cantos da Terra, jamais será esquecido.

Infelizmente, a vida dá muitas voltas, é um facto. Por esse mesmo motivo, os Buraka Som Sistema querem garantir que a sua última seja um autêntico turbilhão de festividades, já a acontecer no dia 1 de julho. O Globaile trata-se de um evento anual com a curadoria da banda, tratando-se de uma celebração da electrónica global e que dá como encerrada as Festas de Lisboa. No entanto, a edição de 2016 ficará marcada como sendo a última apresentação ao vivo dos Buraka Som Sistema, numa noite que tão cedo não será esquecida: é o fecho do ciclo da existência da banda.

O Jardim da Torre de Belém é o palco escolhido para o Globaile 2016 que contará ainda com participação de artistas de diferentes continentes: MC Bin Laden (Brasil), Dengue Dengue Dengue (Peru), Batuk Music (África do Sul), com Dotorado Pro e Kking Kong a representar as cores lusas, antecedem o grande momento da noite. Os ritmos do mundo aterram em Lisboa para aquela que será a primeira grande festa tropical deste ainda recente Verão, havendo ainda food trucks a assegurar uma extensa variedade de sabores internacionais. para os mais gulosos e curiosos.

Juntando-se o facto de a entrada ser livre e as condições climatéricas agradáveis, motivos não faltam para que a Globaile 2016 seja a melhor edição até à data. A festa começa debaixo do caloroso sol de Julho às cinco da tarde, com a seguinte programação:

17h – Kking Kong
18h – Batuk Music
19h – Dotorado Pro
20h – Dengue Dengue Dengue
21h – MC Bin Laden
22h – Buraka Som Sistema