De manhã é que se começa o dia e foi pela manhã, na das ilhas britânicas, que os Grizzly Bear selaram definitivamente o regresso aos discos com a revelação de mais uma música no programa Beats 1 de Zane Lowe na Apple Music. “Mourning Sound”, o segundo tema a ser revelado para o novo e quinto longa-duração da banda de Brooklyn, deu mais que apenas som ao raiar do dia, e com ele trouxe finalmente a data para o lançamento do disco, bem como o título do sucessor de Shields. Painted Ruins sai a 18 de Agosto, e pela primeira vez os Bears editam pela Columbia, deixando para trás quatro discos incontornáveis na cultura alternativa do novo milénio: Horn of Plenty de 2004, Yellow House de 2006, Veckatimest de 2009, além de Shields que tinha já saído no longínquo ano de 2012.

A já anteriormente anunciada procura de novas direcções sonoras, comprovada no início de Maio com a complexidade electrónica do pop cósmico de “Three Rings,” é reafirmada agora com “Mourning Sound”. Proxima dos territórios dominados imperialmente pelos LCD Soundsystem, Fujiya & Miyagi ou TV On The Radio, a nova música dos Grizzly Bear parece colocar o seu lado mais folk e as claras influências terrenas em hibernação e avança novamente por um caminho digital e sintético estruturado segundo as tabelas mais ricas da pop.

Lê também: A imensidão alucinógena de “Three Rings”, a nova música dos Grizzly Bear

Entretanto, as suspeitas da mega tour que estaria subliminarmente a ser anunciada com os teaser videos no Instagram da banda nova-iorquina parece estar efectivamente a ganhar forma, mas com a maioria das datas a serem direccionadas para o seu território, ficando a Europa apenas com 8 datas marcadas até agora. Esta é “Mourning Sound”. Podem ver as datas no site oficial da banda, o artwork de Painted Ruins e o alinhamento completo em baixo.

Painted Ruins:
01. Wasted Acres
02. Mourning Sound
03. Four Cypresses
04. Three Rings
05. Losing All Sense
06. Aquarian
07. Cut-Out
08. Glass Hillside
09. Neighbors
10. Systole
11. Sky Took Hold

Grizzly Bear - Painted Ruins

Grizzly Bear – Painted Ruins