Guided By Voices - Cool Planet
50%Overall Score

Os Guided By Voices são uma banda de culto que teve a sua formação nos anos 80, tendo gravado o seu primeiro álbum em 1987 e, até 2004, gravaram 16 álbuns. Nesse mesmo ano, dão por terminadas as actividades, virando-se para outros projectos individuais. Voltam em 2010 aos concertos com uma reunião da formação original, e em 2012 gravam três álbuns, mantendo-se no activo até 2014 com mais outras tantas gravações. E eis que chegamos ao mais recente trabalho, Cool Planet.

Estilisticamente, não varia em nada do trabalho feito anteriormente pela banda liderada por Robert Pollard. Continua a linha de muitas faixas (18), mas com a duração de cada a não exceder a barreira dos dois minutos. A produção é extremamente crua, dando a ideia de algo gravado nos anos setenta. As músicas são uma mistura de rock agreste e de melodias acústicas bem ao jeito de Neil Young. Aliás, esta é uma influência impossível de dissociar a cada faixa que passa.

Os Guided By Voices soam exactamente ao que pretendem ser: uma banda parada no seu tempo, no seu mundo, sem vontade de deixar a influência exterior do mercado discográfico actual invadir a sua sala de ensaios. Isso é bom e mau ao mesmo tempo. Ou seja, apesar de manter a sua integridade, arriscam-se a que apenas os fãs de longa data gostem realmente deste trabalho. No entanto, existe uma mão cheia de boas músicas que terão sempre lugar na história da banda.

Destaca-se “Fast Crawl”, “Psychotic Crush”, “Hat Of Flames”, “Table At Fool’s Tooth” (sendo esta a música de apresentação do álbum) e o tema-título, “Cool Planet”.