Tudo a postos e bem encaminhado para o novo disco de Thurston Moore Rock n Roll Consciousness. É que o  veterano das guitarras sónicas lançou o tema “Ceasefire” como primeiro avanço do seu próximo longa-duração e com ele aponta o dedo à condição humana.

“Ceasefire” – apesar de ser tema frequente nos concertos do último ano –, chega numa altura em que surgem cada vez mais canções de protesto. Levantar a voz e as guitarras para a consciência humana é, como demonstra, um dever cívico. A política de Trump e o amor pelo próximo são as temáticas sobre as quais ouvimos neste tema e iremos muito provavelmente, ouvir também no disco. Depois de “Chelsea’s Kiss”, esta é a contínua resposta do momento agitado que se vive.

Em declaração feita no próprio website do músico, Thurston Moore apela ao amor, à liberdade e à não-violência. Sejam pessoas ou animais. “Derretam as vossas armas e beijem o vosso vizinho”, que melhor forma de declarar a paz para além desta?

Guns are designed to kill and we, as non-violent human beings, are against the killing of any person or animal. The song is also about the power of love, in all its freedom of choice. A power that no gun can extinguish as love will rule always. Melt down your guns and kiss your neighbor.

No meio do tão habitual – e sempre extraordinariamente bom –, emaranhado de riffs entre Moore e Sedwards, fica-nos esta sensação de avalanche sonora que nos enche os ouvidos. Sempre muito bem contraposdo com o baixo de Debbie Googe, capaz de hipnotizar e congelar qualquer dúvida que haja. “Ceasefire” está aí e podem ouvi-la aqui em baixo.