Polarizadores nos domínios da música alternativa, os Snow Patrol nunca parecem ter conseguido agradar a gregos e troianos mas têm o mérito de ter alcançado um patamar de consistência que os têm colocado continuamente num patamar de reconhecimento universal muito à semelhança dos britânicos Coldplay, que com eles partilham não só alguns pontos sonoros em comum, assentes numa base profundamente emocional, como partilham também de uma oscilação bastante acentuada na relação que estabeleceram com o seu público.

Os irlandeses, que actuaram já três vezes em solo nacional, iniciaram-se nas edições discográficas, faz este ano 20 primaveras, com Songs For Polarbears em 2008, e três anos mais tarde regressaram aos álbuns com When It’s All Over We Still Have to Clear Up. Dois registos de estúdio que se tornaram antecâmaras dos gigantes Final Straw de 2003 e Eyes Open de 2006, os discos que catapultavam a banda para o estrelato e a colocava como nome com presença regular agendas musicais mais mediáticas. “Chasing Cars”, aquele que continua a ser o hit maior produzido pelos Snow Patrol e uma das baladas de estádio primordiais da primeira década do novo milénio, viu-os ocuparem os lugares cimeiros dos tops, atingindo a Platina em quase todos os recantos do mundo ocidental, apoiados também por “Run” e “Chocolate”.

Os Snow Patrol voltam assim ao mesmo palco que visitaram em 2012, numa altura em que o festival envergava ainda o nome de Optimus! Alive, numa altura em que se completavam dois anos sobre  sua passagem pelo palco do Rock in Rio. Os Snow Patrol fazem assim parte do cartaz do NOS Alive, edição de ’18, sendo a primeira confirmação oficial do Palco NOS. A Lisboa, a banda traz uma discografia recheada de hinos dispersa por seis registos de estúdio, o último dos quais, Fallen Empires, data já de 2011. Se haverá disco novo a caminho, ainda não sabemos. Mas estaremos no dia 12 de Julho no recinto do Passeio Marítimo de Algés para o confirmar.

O NOS Alive’18 está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2018. Os Snow Patrol juntam-se assim a At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Future Islands, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag’n’Bone Man, Real Estate, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice e Yo La Tengo.