Quatro anos passados desde o lançamento do último álbum Mirage Rock, o relinchar de Band of Horses regressa a 10 de Junho com Why Are You Ok, o seu quinto disco de originais. Anunciado em Março último, foram disponibilizadas ontem novas informações, assim como o vídeo para o primeiro single “Casual Party”, disponível para escuta aqui.

Embora seja a sucessão de Mirage Rock, Why Are You Ok não irá seguir a linha por ele delineada, irá sim regressar aos registos passados. Segundo Ben Bridwell, inclina-se mais para aquilo que Infinite Arms – disco de 2010 e que valeu uma nomeação para os Grammys na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa’ -, alcançou.

Quando questionado sobre a mensagem que se esconde por trás de “Casual Party”, o membro fundador da banda informou que relata diferentes tipos de comportamentos que se têm em reuniões, em encontro sociais: “aquelas conversas forçadas, o burburinho, encarnar personagens que não somos, … é horrível!“, lamenta.

Grande parte do disco foi escrito por inteiro por Ben Bridwell em casa e rodeado por familiares, ao contrário das habituais “cabines ou casas na praia“. Deste modo, o disco relata vivências pessoais, acontecimentos do dia-a-dia, o que causou algumas dificuldades na hora de o levar para o estúdio, uma vez tanto os seus colegas como o habitual produtor da banda Jason Lytle, não conseguiram entender muitas destas experiências nem se identificarem com as mensagens.

Com o passar do tempo, esse sentimento de estranheza foi desaparecendo até ser substituído por orgulho, naquele que afirmam como sendo o seu melhor trabalho até à data.

Com presença marcada em Portugal neste verão, os Band of Horses sobem ao palco principal do NOS Alive no último dia do evento para um concerto onde grande parte de Why Are You Ok será tocado, sem esquecer temas antigos como o célebre “The Funeral”.

band-of-horses