Diz-se que ela tem o poder de unir pessoas de diferentes países, povos ou culturas; onde há música, há esperança. E é essa mesma esperança que nos captou atenção quando notícias de uma colaboração entre Hamilton Leithauser e Rostam Batmanglij vieram à baila: os seus alter-egos como vocalista e guitarrista dos The Walkmen e Vampire Weekend, penduraram as capas e assumiram a tempo inteiro uma identidade como comuns civis, longe das luzes da ribalta que os iluminavam enquanto membros das suas respectivas bandas. Contudo, a dita ‘esperança’ que reside no regresso destes dois super-hérois e retomarem a sua vida de músicos em full-time quer seja ao (re)ver o vocalista num projecto não a solo – que o fez pisar o Palco Vodafone.fm no Vodafone Paredes de Coura em 2014 – ou de ouvir os primeiros sons pós-Vampire Weekend do guitarrista cujo apelido contém o nome do Cavaleiro das Trevas, chega ao fim com Hamilton Leithauser + Rostam. Ainda 2016 não passava de uma mera ideia e já Rostam noticiava sobre esta colaboração:

Estamos a trabalhar como uma dupla, e tenho a dizer que é capaz de ser o melhor disco que trabalhei em toda a minha vida. Estamos a trabalhar arduamente na parte lírica de modo a que cada música conte uma história e, de certo modo, este projecto deu-me a entender que essa é a parte mais importante numa canção, quando alguém fecha os olhos e consegue viajar para outro local graças à força das palavras,

revelou numa entrevista à Pitchfork. Agora, a primeira amostra “A 1000 Times” dos super-poderes de ambos está à vista de todos com o primeiro avanço do disco que ainda não tem nome. Realmente, há histórias tão bonitas que mais parecem saídas de um sonho…

Com lançamento previsto para finais de 2016, Hamilton Leithauser + Rostam estão aqui para noticiar os fãs que não desapareceram, apenas tiraram umas (prolongadas) férias… com intuitos de inspiração. Embora o regresso aos seus antigos projectos seja cada vez mais uma miragem, fica o testemunho que este novo caminho assenta-lhes que nem uma luva. Ou de uma capa.