We are witnesses of the world’s craziness  and we wonder if the promises of better days will be kept. São estas as palavras que as Ibeyi, as irmãs gémeas franco-cubanas Lisa-Kaindé Diaz e Naomi Diaz, entregam para descrever a inspiração que corre no campo energético da nova música que o duo lança agora e que fará parte do segundo registo de originais ainda sem data marcada mas já prometido ainda para este ano. O disco de estreia homónimo saiu já em 2015 e foi uma das grandes surpresas do ano com a sua mistura de sons de inspirações rootsy que lhes preenchem o ADN, aliados um soul nada luminoso mas carregado de simbolismo espiritual e electrónicas sombrias e ao mesmo tempo serenas e elevatórias.

As Ibeyi preparam assim o regresso aos discos com um novo vídeo para “Away Away” depois de terem lançado em março “Lost In Mind”, o primeiro dos temas introdutórios ao trabalho que dará continuidade a Ibeyi. Um tema amargo e fantasmático que tinha vindo a ser tocado ao vivo desde 2015, fazendo crer que mais que um novo single seria um leftover do disco de estreia que se transporta para o alinhamento do futuro disco, aquele onde se aconchega “Away Away”.

Sobre a nova canção, Lisa-Kaindé reflectiu ainda que é uma explosão de energias positivas e um passo em frente na direcção dos tais melhores dias que só podem ser construídos por cada um de nós e pela decisão do tomar nas mãos os actos necessários a isso. As Ibeyi continuam a trazer a sua fé para a música com a inclusão dos cânticos Yoruba que desta vez se referem directamente a Elegguá, um dos orixás da santeria caribenha que é ao mesmo tempo o Senhor Dos Vulcões que refertiliza as terras através das erupções e um barqueiro que oferece força.

Enquanto não há detalhes sobre o disco, que deve sair mais próximo do final do ano, ficamos com o vídeo de “Away Away” e com “Lost In Mind”.