Não era brincadeirinha não: os Arctic Monkeys encontram-se mesmo a preparar o sucessor de AM já de 2013 e já estão em estúdio a trabalhar no seu próximo álbum que sairá algures em 2018, como confessou Nick O’Malley o baixista da banda, à publicação For The Ride, afecta a motociclos e que revela que,

Nick found time for the track day before recording began on the eagerly anticipated sixth album, started at a secret location in September. The new album will be out next year because ‘if it isn’t, we’ve got problems’.

Alex Turner e os restantes rapazes abriram as hostilidades para a consagração do seu sexto registo de estúdio este mês, na sequência de todas as movimentações que demos conta e que indiciavam precisamente que um regresso aos discos por parte dos Arctic Monkeys estaria iminente, e que poderia vir a ser anunciado a qualquer momento. Isto já depois de terem saído notícias, ainda nos momentos finais de 2016, que davam conta que Alex teria passado um largo tempo em Sheffield, a sua terra natal, a preparar o que seria o próximo álbum dos britânicos.

Desde o ano passado que Turner tem-se mantido no reduto The Last Shadow Puppets, o projecto que partilha com Miles Kane dos The Rascals e que culminou em dois discos: The Age Of The Understatement de 2008 e Everything You’ve Come To Expect de 2016.

Não que tenha sido uma informação deliberadamente anunciada, mas podem já descansar os mais cépticos. Agora é mesmo oficial.