Primeiro, Jack White ameaçou com um teaser no mínimo bizarro, ainda em Dezembro. Depois, anunciou ontem com outro teaser que vinha lá hoje vídeo novo. Hoje, Jack White cumpre. E não contente por vir anunciar um disco – tal como se esperava desde o tal vídeo que baralhou toda a gente no final do ano – lança agora uma peça visual com uma nova música e ainda mostra um segundo tema.

A distância de quatro anos que separam White do seu último longa-duração de originais, Lazaretto, e os dois que passaram desde a edição de uma colecção de gravações acústicas a solo e com os seus projectos White Stripes e The Raconteurs, é agora rasgada com “Connected By Love” e “Respect Commander”, os dois temas novos, e com o anúncio do lançamento de Boarding House Reach, o disco.

Jack White mostrou hoje ambas as canções no programa Zane Lowe’s Beats 1 e carregou-as nas plataformas digitais. Sabe-se desde já que “Respect Commander” será o lado B do single que traz “Connected By Love” na face frontal e está já disponível para compra no site da Third Man Records, a editora fundada pelo próprio Jack White, em 2001, que em Fevereiro editará o álbum de estreia do nova-iorquino SHIRT, o primeiro rapper assinado pela label.

“Connected By Love” foi gravada com um batalhão de músicos mais próximos do mundo do hip-hop do que do rock’n’roll, mas a faixa é uma poderosa introdução a uma sonoridade que mantendo-se assente nos alicerces do rock de outras eras, acrescenta uma nova paleta de detalhes electrónicos que poderão estar presentes e prontos a ser descobertos no novo álbum ainda sem data revelada, como acontece também em “Respect Commander”, que apesar de peculiar, conserva muito do tom clássico de Jack White.

Na ficha técnica estão o baterista Louis Cato (Beyoncé/Q-Tip/John Legend), Charlotte Kemp Muhl dos Ghost Of A Saber Tooth Tiger’s no baixo, Neal Evans, colaborador habitual de Talib Kweli e John Scofield nos teclados, e o percursionista de David Byrne, Bobby Allende, para além de Ann e Regina McCrary do trio gospel, McCrary Sisters.

O vídeo para “Connected By Love” foi realizado por Pasqual Gutierrez e é uma narrativa social e emocional sobre as ligações entres as pessoas e aquele amor maior e universal, com um toque de sci-fi e espiritualidade. Sobre o tema, Jack White contou em entrevista à Rolling Stone que,

I just started humming notes out loud, staring out the window. After that, you really can’t explain it. You just have to get out of the way and let it happen. And you don’t really notice it as it’s happening.

Em baixo para ver e ouvir os dois novos temas para Boarding House Reach.