Jarvis Cocker, o inglês mentor dos Pulp, lado a lado com o canadiano Chilly Gonzales, pianista, letrista e produtor, anunciaram um projecto a quatro mãos e dois corações que levará o título de Room 29. Este álbum conceptual, que estará disponível a 17 de Março pela conceituada Deutsche Grammophon, basear-se-á no mítico quarto 29 do Château Marmont inaugurado em 1929, um hotel em Hollywood direccionado para hóspedes célebres que, diz-se, estará assombrado e repleto de memórias dos tempos de ouro.

O álbum foi resgatar trechos musicais de filmes clássicos de Hollywood da velha-guarda, com letras de Cocker e composição de Gonzales, com um piano de arrepiar até os mais céptico e repletos de notas que recordam Ryuichi Sakamoto ou Gustavo Santaolalla. Os temas foram gravados em Paris, nos Feber Studios, recorrendo a todas as intensas memórias das experiências do hotel, entre acontecimentos reais e boatos recorrentes. Tudo pautado pela voz comovente e envolvente de Cocker.

“Tearjerker” e “The Tearjerker Returns” são duas faixas já tornadas públicas em memória deste quarto tão afamado por onde passaram, por exemplo, Jean Harlow, a actriz sex-symbol, ou Howard Hughes, o lendário aviador e produtor de cinema e um dos homens mais ricos do planeta, na sua época, como é retratado em The Aviator, na pele de Leonardo DiCaprio. “Tearjerker” diz respeito a uma história, um filme ou uma música sentimental que tenha o ímpeto de evocar tristeza, nostalgia e simpatia. Gera-se, assim, uma metáfora viva sobre o agridoce mundo do cinema e o consequente estrelato que alguns ansiavam atingir e que a outros causou a total ruína.

Para chegar a uma aproximação severa dos factos na concepção de Room 29, o duo contou com a ajuda de David Thomson, historiador e crítico especialista em cinema, e com o relato de vários ocupantes desse quarto, pousando na mitologia dos ídolos e da sua desgraça, um clássico conto americano e um fascínio entre curiosos de todo o Mundo.

O duo actuará no Barbican Theatre, em Londres, também em Março, logo após o lançamento do disco, e também em Hamburgo e em Berlim.

Vai uma visita ao quarto mais medonho do Hotel?

Room 29 Tracklist:
01. Room 29
02. Marmont Overture
03. Tearjerker
04. Interlude 1 – Hotel Stationery
05. Clara
06. Bombshell
07. Belle Boy
08. Howard Hughes Under The Microscope
09. Salomé
10. Interlude 2 – 5 Hours A Day
11. Daddy, You’re Not Watching Me
12. The Other Side
13. The Tearjerker Returns
14. A Trick Of The Light
15. Room 29 (Reprise)
16. Ice Cream As Main Course