Estávamos em plena década de 90 e o trip-hop ocupava quase em pleno a linha da frente da cena alternativa, enquanto o grunge começava a dizer adeus à hegemonia nos walkmans dos adolescentes e jovens adultos. A batalha entre os Blur e os Oasis já começava a queimar-se a si própria na fogueira das vaidades, os Massive Attack ainda estavam a dois anos de Mezzanine, os Portishead só editariam o segundo disco um ano depois e os Lamb lançavam os primeiros singles e o disco de estreia.

Ao mesmo tempo, um sueco de aparência frágil rasgava a exclusividade do género com um disco de estreia maturado durante dois anos desde o momento em que Dummy, o primeiro álbum de Beth Gibbons e Geoff Barrow, caiu na secretária do jornal onde trabalhava à noite e aos fins-de-semana porque a música até ali ainda não dava para viver.

Jäje Johansson, até aí músico de jazz, dedicou-se a misturar o seu género-raiz ao hip-hop e aos ambientes das bandas-sonoras. Reduziu a velocidade, colocou a sua voz funda de crooner em cima e o resto da história desenrola-se como tantas outras histórias e termina com a descoberta de Jay-Jay Johanson pela BMG. O habitual conto de fadas deu frutos e Whiskey é gravado e lançado em 1996. Daí em diante mais dez álbuns, duas bandas-sonoras, um documentário e um mundo de palcos a seus pés. Jay-Jay lançou já este ano o single “Paranoid” e o EP You’ll Miss Me When I’m Gone que podem ver e ouvir em baixo. Está também já marcada a data de lançamento do novo longa-duração: Bury The Hatchet sai no próximo dia 01 de setembro.

21 anos depois de Whiskey, Jay-Jay Johanson celebra a génese de uma carreira com algumas datas ao vivo. Portugal é contemplado com uma mini-tour de cinco datas que passa por Faro, Lisboa, Leiria, Guarda e Braga entre os dias 10 e 14 de Outubro. As salas contempladas com um copo de trip-hop safra Estocolmo 96 são o Teatro Municipal de Faro, o Tivoli BBVA, o Teatro José Lúcio Silva, o Municipal da Guarda e o Theatro-Circo respectivamente. Os bilhetes estão já disponíveis nos locais habituais.

A mostrar