A NPRMusic – parte essencial da National Public Radio, veículo público incontornável norte-americano de informação -, celebra este ano dez primaveras e resolveu chamar alguns nomes para festejarem com eles. Um dos escolhidos foi Jeff Tweedy dos WilcoBon Iver e Kronos Quartet foram alguns dos outros -, com o songwriter de Belleville, Illinois, a deixar em palco um set muito especial.

Curto e tão retrospectivo quanto pode ser um set digno desse nome, Jeff tocou canções dos Wilco, fez duas covers – para “We’ve Been Had” dos Uncle Tupelo e “Jesus Wept” de Mavis Staples, para quem escreveu este ano o disco If All I Was Was Black, editado em Novembro pela Anti-, e estreou ainda uma nova música.

O novo tema chama-se “Bombs Above” e que foi apresentado pela primeira vez pelo homem forte dos Wilco. Uma canção que em nada destoa do cancioneiro habitual tanto de Tweedy como da sua banda, que lançou a 01 de Dezembro as reedições dos discos A.M. e Being There, editados originalmente em ’96 e ’95 respectivamente.

Alinhamento e concerto em baixo. Fica a nota que “Born Alone” não consta da gravação, que começa efectivamente com o novo original, “Bombs Above”.

01. Born Alone (Wilco song) (with Kronos Quartet)
02. Bombs Above
03. We’ve Been Had (Uncle Tupelo)
04. Locator (Wilco)
05. Jesus Wept (Mavis Staples cover)
06. Passenger Side (Wilco)
07. I’m the Man Who Loves You (Wilco)