Finalmente juntos, mas a solo com Jeff Tweedy dos Wilco. Não faz sentido? Faz, pois. O eterno fazedor de canções e melodias da banda norte-americana dá início a um processo de retrospectiva sobre uma obra de quase 30 anos onde se reobserva a ele mesmo e às três bandas onde tem deixado a sua marca. Together At Last é uma colecção de temas dos Wilco, dos Loose Fur – banda que partilha com Glenn Kotche, baterista dos Wilco, e Jim O’Rourke –, e dos Golden Smog, colectivo do qual Tweedy fez parte durante o período de 95 a 98 e que vem desde 1989 a albergar nomes poderosos da cena alternativa norte-americana como Dave Pirner dos Soul Asylum, Chris Mars dos The Replacements e Gary Louris e Marc Perlman dos The Jayhawks, entre muitos outros.

Tweedy inflecte assim sobre canções que são parte indispensável do cancioneiro rock e folk das últimas três décadas, transbordando categorizações desviantes e abraçando um sem número de estilos mais ou menos mainstream, mais ou menos independentes mas sempre pautado por uma escrita de canções de elite e excelência. Jeff lança-se assim numa série de gravações acústicas e íntimas que vão percorrer temas seleccionados entre mais de vinte discos e do qual Together At Last será, ao que tudo indica, o primeiro que sairão sobre o cognome de Loft Acoustic Sessions, nome inspirado no estúdio de Tweedy em Chicago.

O primeiro dos temas a ser despido e a ser levado para estúdio por Jeff Tweedy foi “Laminated Cat”, música dos Loose Fur lançada originalmente em 2003 no auto-intitulado disco de estreia do trio que só viria a ter sucessão em 2006 com Born Again In the USATogether At Last conta com versões para os clássicos dos Wilco “Via Chicago” e “I Am Trying To Break Your Heart”. Podem conferir o alinhamento completo em baixo bem como o artwork.

Summer comes
And gravity undoes you
You’re happy because
Of the lovely way the sunshine bends
Hiding from your close friends
Weeding out the weekends.

Together At Last sai pela Play It Again Sam precisamente no mesmo dia que os Wilco dão início à edição de 2017 do seu festival, o Solid Sound Festival que decorre entre 23 e 25 de Junho no MASS MoCA a.k.a. Massachusetts Museum of Contemporary Art em, claro está, Massachussets, EUA.

Para um daqueles momentos de antes e depois, ficam as duas versões de “Laminated Cat”.

Together at Last Tracklist:

01. Via Chicago
02. Laminated Cat
03. Lost Love
04. Muzzle of Bees
05. Ashes of American Flags
06. Dawned on Me
07. In a Future Age
08. I’m Trying to Break Your Heart
09. Hummingbird
10. I’m Always in Love
11. Sky Blue Sky

Jeff Tweedy Album Cover art

Jeff Tweedy Album Cover art