Minimalista e seco, experimentalmente pop e horgulhosamente lo-fi. John Maus, colaborador habitual dos Haunted Graffiti de Ariel Pink e de Panda Bear e do colectivo animal do qual faz parte Noah, tem vindo mais ao menos na sombra a construir um percurso peculiar. Reacções iniciais e negativas da critica deram lugar ao estatuto de culto que ganhou entre os seguidores de electrónicas cavernosas e saudosistas de uma estética que deve tanto ao underground minimal nova yorquino como às bandas sonoras de John Carpenter e ao seu cinema.

Screen Memories, o quarto disco de originais desde a estreia em 2006 com Songs, não defrauda o imaginário cinematográfico do mestre do terror e apresenta novamente Maus ao mundo maravilhoso dos discos já no próximo dia 27 deste mês pela Ribbon Music/Domino. Ou seja precisamente a tempo para as datas portuguesas do norte-americano que vem dar o tão certeiro toque sinistro à noite de Halloween no Maus Hábitos no Porto e, como com certeza, as bruxas não vão descansar logo desce na noite seguinte até ao aquário da Galeria Zé Dos Bois para um concerto que já se encontra esgotado há algumas semanas reafirmando assim o culto que rodeia o trabalho de Maus.

Depois dos vídeos para “The Combine” e “Teenage Witch”, John revela a terceira produção visual para o mundo de Screen Memories. O conceito de “Touchdown” não foge ao título e envolve o imaginário do futebol americano com os efeitos especiais retro-futuristas de Tron. O vídeo foi realizado novamente por Jennifer Juniper Stratford que tinha já assinado o anterior, “Teenage Witch”.

O novo disco fará ainda parte de uma box de retrospectiva em vinil com data de edição apenas para 20 de Abril do ano que vem e que inclui ainda a colectânea de 2012,  A Collection of Rarities and Previously Unreleased Material, e mais um disco de originais, Addendum.

Screen Memories:

01. The Combine
02. Teenage Witch
03. Touchdown
04. Walls of Silence
05. Find Out
06. Decide Decide
07. Edge Of Forever
08. The People Are Missing
09. Pets
10. Sensitive Recollections
11. Over Phantom
12. Bombs Away

John Maus - Screen Memories

John Maus – Screen Memories