Porque antes de Go já existia um Jónsi fora de Sigur Rós e da colaboração com o seu companheiro Alex Sommers enquanto Jónsi & Alex, e porque não há melhor que a revelação de pérolas escondidas de forma a marcar uma efeméride, Jón Þór “Jónsi” Birgisson vai lançar um disco de inéditos e raridades. O que poderia ser ainda melhor? Mais quatro discos que orbitam em torno do universo da banda islandesa.

Cinco novas edições em vinil estão prontas para ver a luz do dia em Dezembro. Boas notícias, certo? Mais ou menos, já que os discos vão estar originalmente apenas disponíveis para compra durante o Norður og Niður Festival que acontece em Reykjavík durante os últimos dias do mês 12. O festival organizado pelos Sigur Rós decorre entre os dias 27 e 30 na capital islandesa e conta com um cartaz onde se pode encontrar nomes como os de Dustin O’Halloran, Mogwai, Jarvis Cocker, Kevin Shields dos My Bloody Valentine, GusGus e, claro, a banda organizadora e Sommers. Todos os cinco discos estarão acessíveis no site oficial dos Sigur Rós numa edição limitada depois do festival.

De forma a marcar o anúncio Jónsi partilhou um dos temas dos cinco novos títulos. “frakkur 4:01” faz parte de Frakkur 2000-2004, uma visão sobre o lado electrónico do compositor principal dos Sigur que terá uma edição limitada a 100 unidades em vinil colorido. A edição terá uma capa feita à mão durante os concertos do Harpa Concert Hall por Sigga Björg Sigurðardóttir, artista multidisciplinar islandesa. Os restantes quatro discos são Route One dos Sigur Rós – uma selecção de música do programa de 24 horas através da Iceland’s Ring Road-, Jónsi, Alex Somers & Paul Corley Liminal Remixes feito de novas e ambientais versões de temas dos SigurAll Animals EP de Jónsi & Alex – editado pela primeira vez em vinil –  e o disco novo homónimo de Alex Sommers, colaborador e produtor de longa data do trio de Jónsi Birgisson, Georg Hólm e Orri Páll Dýrason.