Ou, parafraseando o cartaz motivacional do prezado governo britânico liderado por Winston Churchill, Keep Calm And  Carry On, porque os alt-J estão de volta.

A banda de Joe Newman, Thom Green e Gus Unger-Hamilton anunciou o regresso aos discos e não podia chegar com maior estrondo. Na sexta-feira passada os britânicos tinham já revelado um excerto de um vídeo cujo título se encontrava encarcerado em código binário que, desencriptado se traduzia por “3WW” e por acidente – ou talvez não -, o iTunes japonês revelava já detalhes do novo disco dos alt-J com o título de Relaxer. Claro que rapidamente o disco desapareceu da plataforma, mas o mistério adensou-se e tomou assim formas mais claras.

A semana começa assim com as revelações e a oficialização que tantos já tinham escavado no lado de lá da internet. Os alt-J lançam desta forma o sucessor de This Is All Yours de 2014 e o longa-duração leva precisamente o título anteriormente revelado: Relaxer. O terceiro disco do trio de Leeds tem data marcada para 09 de Junho pela Infectious Music e chega mesmo a tempo do concerto programado para o dia 06 de Julho no NOS Alive.

Para já, podemos ver a versão completa do vídeo revelado no final da passada semana que de “00110011 01110111 01110111” passou simplesmente a “3WW”. O vídeo, bem como a artwork, é retirado de um antigo jogo de Playstation desenvolvido por Osamu Sato, o LSD: Dream Emulator.

O som? Bom, o som é uma versão revista e aumentada dos truques da qual é feita a magia dos alt-J. A folk britânica diluída entre reinventações delicadas e experimentações de sonhos sem tempo escondidas por entre as palavras de Gus e Joe e, desta vez, de uma convidada de peso, Ellie Rowsell dos Wolf Alice. Por isso… Keep ‘Relaxed’ & Keep Listening To alt-J.

RELAXER
01. 3WW

02. In Cold Blood
03. House of the Rising Sun
04. Hit Me Like That Snare
05. Deadcrush
06. Adeline
07. Last Year
08. Pleader