Em Abril passado Kele Okereke começava um percurso por um novo território que se saberia dois meses depois ter como destino final Fatherland, o primeiro disco a solo com o seu nome próprio depois das investidas electro enquanto Kele em The Boxer e em Trick de 2010 e 2014, respectivamente. Mas com quantas sonoridades se faz este novo Kele Okereke? Provavelmente, nem “Yemaya” sabe.

Se nos primeiros rasgos de som que o homem forte das palavras dos Bloc Party permitiu observar encaminhou as expectativas para um disco mais desligado e despido – mostrando um lado mais íntimo e sereno e conectado de várias formas às raízes -, Kele faz agora uma mega viragem sem deixar essas diretrizes. Kele apresenta o seu lado mais soul e funk subtraindo da herança da Stax os ritmos e a presença de instrumentos de sopro para os somar aos dois a “Do U Right”, uma canção improvável no cancioneiro do britânico.

Improvável ou nem tanto assim, já que o novo tema segue de alguma forma “Grounds for Resentment”, música com Olly Alexander dos Years & Years tornada pública no início de agosto, onde Orekereke trazia para o seu som a memória dos The Beatles e de “You Are There” de Michael Jackson. O tema pode ser ouvido em baixo, enquanto a novíssima “Do U Right” pode ser ouvida em cima.

Fatherland sai a 06 de outubro pela BMG.