Desde que os Sonic Youth encerraram atividade em 2011, as carreiras dos quatro integrantes tomaram caminhos artísticos e criativos em diferentes direções. Se os seus ex- colegas de banda Lee Ranaldo, Thurston Moore e Steve Shelley optaram por explorar nas suas respectivas carreiras a solo sonoridades pop construídas de maneira palatável – se é que isso possível tratando-se de Sonic Youth -, Kim Gordon foi beber na fonte do experimentalismo no wave de Glenn Branca que marcou a génese dos discos da banda, ao montar o abstrato e barulhento Body/Head, duo formado por ela e o distinto guitarrista Bill Nace.

Após um bem recebido disco de estreia lançado em 2013, Coming Apart, e o registo ao vivo No Waves de 2016, Kim Gordon anunciou esta semana que o duo vai lançar no próximo dia 13 de Julho The Switcher, o seu segundo trabalho de estúdio, via Matador Records.

O álbumm gravado no estúdio Sonelab, no Estados Unidos, conta novamente com a produção de Justin Pizzoferrato e traz cinco faixas inéditas. O single escolhido para abrir os trabalhos é a caótica “You Don’t Need”, faixa que poderia muito bem servir como trilha sonora de alguma instalação artística de Bill Viola ou Pipilotti Rist. Além do lançamento, os Body/Head anunciaram também as datas de sua turnê de verão pelos Estados Unidos, que terá início no mês que vem.

The Switch – Tracklist

01. Last Time
02. You Don’t Need
03. In The Dark Room
04. Change My Brain
05. Reverse Hand