Lembram-se do “Step On” dos Happy Mondays?! Pois, não era Happy Mondays mas uma cover de “He’s Gonna Step On You Again” de Johnny Kongos, que por sua vez faz parte da história como a primeira canção a usar um sampler, no caso, um loop de tambores africanos.

Isto tudo para quê?! Para dizer que os Kongos são filhos de Johnny e que ao primeiro single venderam já mais de um milhão de cópias do single “Come With Me Now” nos Estados Unidos e que agora é finalmente a altura da Europa conhecer este grupo de irmãos que se preparam para lançar a 25 deste mês de Agosto o disco de estreia, Lunatic.

Para já temos “Come With Me Now”, o single de apresentação, uma gema de perfeito songwriting. Guitarras, ritmos tribais, beats dos Balcãs, electrónica a adornar a genialidade pintalgada de reggae e folk a rodos cuspidos de um acordeão que embala as melodias delicadas de uma insanidade negra induzida pelos acordes dos Southern Blues. Uffff!!!!! Aqui ouvem-se The Killers, Peter Gabriel, U2, QOTSA, Crowded House, Paul Simon, Kings Of Leon Big Coutry.

O rugido de “Come With Me Now” fez a banda explodir em crescendo um pouco por todo o lado. Depois de passar cinco semanas consecutivas no #1 da Billboard Alternativa na América (e destronar Lorde e o seu “Royals” no processo de se tornar a subida mais rápida de sempre a #1 por um artista estreante na história dos tops americanos), passaram já para o Hot 100 e tornaram-se um hino de Verão omnipresente desde o Pacífico até as costas do Atlântico.

“Come With Me Now” é o anúncio da chegada de uma força global que vai dar muito que falar.