Lee Ranaldo, guitarrista e membro fundador dos míticos e já extintos Sonic Youth, prepara-se para lançar uma nova criação. Depois dos mais recentes Between the Times and the Tides de 2012, Last Night on Earth, editado em 2013, e de Acoustic Dust, de 2014, ambos os discos gravados com os The Dust, a sua banda de apoio, o músico assina agora pela Mute Records e inicia uma nova etapa com Electric Trim que sai no final do verão.

E se há quatro anos o disco tinha autoria repartida entre si e os The Dust, este ano Lee Ranaldo recorre a nomes como Sharon Van Etten – que dá voz a seis faixas, incluindo um dueto com Ranaldo -, Alan Licht e Tim Luntzelo dos The Dust, o ex-Wilco Nels Cline, Kid Millions dos Oneida e o seu antigo companheiro nos Sonic, Steve Shelley, que marcam assim também presença nesta nova obra que Lee encara com óbvio entusiasmo:

I’m so excited about this record, it represents new developments and directions for me and I can’t wait to hit the road and play this music live.

Com o anúncio do novo álbum, chega também a apresentação do primeiro single do disco e logo com direito a vídeo. O shot inicial da narração visual retrata precisamente o que é transmitido pelo início da faixa: uma viagem circular de pernas para o ar pintada por nada mais que tons pretos, cinzentos e brancos e que capta imagens do músico nas sessões de gravação do disco. “Circular (Right As Rain)” é um tema em que Ranaldo dá provas da sua mestria nas suas pautas, trabalhando-as e intrincando-as com mudanças de ritmo, crescendos, pausas singulares e harmonias vocais, vagueando por territórios sonoros próximos dos R.E.M.

Electric Trim é editado a 15 de setembro pela Mute.

Electric Trim

01. Moroccan Mountains
02. Uncle Skeleton
03. Let’s Start Again
04. Last Looks (with Sharon Van Etten)
05. Circular (Right As Rain)
06. Electric Trim
07. Purloined
08. Thrown Over The Wall
09. New Thing