Era 2013, era Janeiro, era dia 29, era dia dos Local Natives lançarem Hummingbird, o segundo disco de uma carreira iniciada em 2005 que viria a consolidar-se, quatro anos mais tarde, com o disco de estreia Gorilla Manor, um álbum em que temas como “Aeroplanes”, “Wide Eyes” ou “Warning Sign” colocavam os meninos de Silver Lake, Los Angeles, no radar independente. Daí até cá foi sempre a crescer, sem euforias e com consistência e maturidade, como montam as suas peças de som com tanto de indie rock soalheiro como de pop de fusão.

No ano em que se cumpre o quinto aniversário do disco do meio – os Local Natives editariam em 2016 Sunlit Youth, o até agora terceiro e último longa-duração -, a banda norte-americana festeja a efeméride com a divulgação da versão demo do penúltimo tema do alinhamento de Hummingbird. “Colombia” recebe um outro olhar, que se estende olhos nos olhos ao longo de 8 minutos, e que não faz perder o carácter contemplativo da versão final que sairia no disco.

Os Local Natives, além de “Colombia (8-minute Demo)” partilharam uma série de curtos vídeos do making-of de Hummingbird e lançaram um Tumblr especialmente dedicado ao álbum em que se pode encontrar fotos, vídeos e um testemunho de Kelcey Ayer que começa assim:

I remember getting back from the last tour of 2010 and writing the main guitar riff to Colombia, thinking it was the most beautiful thing I’d ever written.

Tendemos a concordar contigo Kelcey.