Porquê fazer uma só cover quando um disco é tão aberto a interpretações e com horizontes tão largos como é, foi e sempre será, Lodger de David Bowie.Os Shearwater foram convidados pela A.V. Undercover para uma sessão nos seus estúdios e ao convite receberam a seguinte proposta: “E porque não tocarem na totalidade o disco de Bowie?” A resposta foi clara e inequívoca: “Por que motivo recusaríamos tal desafio?”

E assim aconteceu. No início deste ano, os Shearwater lançaram-se neste tributo – que na altura era apenas um tributo a um disco que marcou uma fase de pós tour em que Jonathan Meiburg se sentia com vontade de simplesmente desaparecer do mundo. Com tour ou sem tour acontece a todos, certo?

I wanted to hide in a corner with a blanket over my head and never go outside again. Listening to Lodger over and over somehow helped the world seem less frightening.

Para Bowie, Lodger, o último disco da trilogia de Berlim, sempre foi um dos seus preferidos mas por uma ou outra razão as canções que dele fazem parte raramente foram tocadas ao vivo. Ou seja, poucas comparações ou ideias podiam ser copiadas por uma banda, fosse ela qual fosse, se pensasse em pôr este disco em cima de um palco. Meiburg pensou! Os Shearwater fizeram!

Com um disco novo quase a sair e a consequente tour ao virar da esquina, a ideia de fazer algo diferente nos concertos acabou por determinar que a fixação com Lodger ganhasse vida. “E se tocássemos apenas isto?” E um dia um simples encore num concerto em Chicago torna-se num ensaio para a sessão que iam fazer para a A.V. Undercover. “…and the crowd went nuts“.

Mais que um simples retrato de um disco especial, o que a banda fez e que vos deixamos em baixo, foi, inesperadamente para os Shearwater uma homenagem ao spaceman que, pensada antes do seu desaparecimento, lhe deixou um peso bastante superior ao que Meiburg pretendia.

I had secretly hoped that if we did a really good job, DB might hear about it one way or another; maybe I might even get a note from him, or his people, and I could invite him to our New York show! All that vanished in an instant. Now it was just music.