Apenas um mês depois da edição do 1º volume do seu quarto álbum de estúdio, os Moon Duo anunciam agora o lançamento oficial de Occult Architecture Vol. 2. Para comemorar o feito, foi desvendada uma das faixas integrantes da 2ª parte desta ode ao psicadelismo: “Lost in Ligh” é a quarta faixa do alinhamento do álbum que será editado a 05 de maio deste ano pela Sacred Bones.

Qual manual de instruções para o ocultismo por via do psicadelismo melódico, a dupla composta por Ripley Johnson (na guitarra, também membro dos Wooden Shijps) e Sanae Yamada (nas teclas) focou-se no conceito de yin e yang para a criação do seu mais recente trabalho. Se a faixa “Cold Fear” da instalação inicial do álbum representa o yin, a nova “Lost in Light” é o yang. A teclista norte-americana explicou:

As duas partes pretendem representar componentes contrários de uma entidade singular, como duas faces da mesma cabeça que olham sempre em direcções opostas mas são guiadas pelo mesmo cérebro.

Aclamado pela crítica, Occult Architecture Vol. 1 assola-nos de uma forma negra mas com o gosto apelativo de sempre. A batida e dedilhados levam-nos pelos assombrosos abismos criados com teclas em loop e as cordas desconcertantes. A composição das 7 faixas deste primeiro lado transportam-nos para o inverno mais gótico da dupla. Já com o seguimento em vista, a sua primeira abordagem com “Lost in Light” é seguramente mais leve e esperançosa, no sentido que esta se mostra mais alegre na sua estrutura. Poderão ser esperadas nesta segunda parte algumas pinceladas a electrónico como no tema “Cold Fear” e “Cross-Town Fade” que não incomodaram a audição do volume primórdio.

A diferença entre estes dois fragmentos do álbum consiste no contraste auditivo, que surge como um choque entre o bem e o mal e os vários estados de espírito provocados pelas mudanças sazonais. O grupo sempre afeiçoado ao rock psicadélico encontra-se numa passagem espiritual para a luz, e nós iremos com eles. Seguiremos cegamente o chamamento e caminhamos ao lado destes grandes pensadores do nosso tempo. Quase como numa iluminação pinkfloydiana, os Moon Duo conseguem criar uma voz própria nesta oposição de tonalidades. Agora concentrados nos cheiros primaveris, no ar e sol do verão de Portland, Occult Architecture Vol. 2 terá uma disposição mais positiva e luminosa.

Gravados na cidade natal da dupla, Portland, os volumes que tornam a concepção da totalidade de Occult Architecture possível foram considerados durante a mixagem do disco, previamente pensado como um só. O ciclo estará então completo com o alinhamento de Occult Architecture Vol. 2, que será:

01. New Dawn
02. Mirror’s Edge
03. Sevens
04. Lost in Light
05. The Crystal WorldPraise

Podes ver o vídeo de “Lost In Light” em baixo.

Occult Architecture Vol. 2 já está disponível para pré-reserva clicando na capa do disco em baixo.

Moon Duo - Occult Architecture Vol. 2.q

Moon Duo – Occult Architecture Vol. 2.