Estávamos em 1992 quando Dean Wareham, ainda envolto no hype post mortem em torno dos Galaxie 500, sua antiga banda e marco incontornável do underground  norte-americano, anuncia a sua nova aventura musical. Nasciam os Luna e, na companhia inicial de Stanley Demeski dos The Feelies e Justin Harwood dos The Chills, entraria mais tarde Britta Phillips para o lugar de Harwood e eventualmente para o papel de esposa e companheira sónica de Dean até hoje. Assinavam pela Elektra Records, subiam ao palco como suporte da reunião dos Velvet Underground, teciam colaborações com Tom Verlaine e Sterling Morrison e lançavam 5 discos ao longo da década de 90. Mais 5 discos indispensáveis na enciclopédia da música moderna para Dean e entre eles Penthouse, considerado pela Rolling Stone como o 99º melhor disco da década. Faixas como “Chinatown”, “Sideshow By The Seashore”, “Hedgehog”, “23 Minutes In Brussels” e a cover de “Bonnie & Clyde – Clyde Barrow Version“ de Gainsbourg e com a voz de Laetitia Sadier dos Stereolab -, fizeram momentos inesquecíveis a milhares que viviam a sua adolescência nos 90s.

Hoje recebemos a notícia por parte da Captured Tracks (dEUS abençoe esta gente) da reedição em caixa da discografia completa dos Luna. 6 vinis: aos 5 originais, Lunapark (1992), Bewitched (1994), Penthouse (1995), Pup Tent (1997) e The Days of Our Nights (1999) acrescentam um compêndio de raridades, covers, demos e lados B. Não chega? Então podem ainda encontrar em Long Players: ’92 – ’99 um livro de imagens de arquivo, uma entrevista com Wareham por Noah Baumbach, realizador norte-americano responsável por The Squid and the Whale que contava com música de Dean já na encarnação Dean & Britta e a história oral da banda contada pela banda e os produtores que com eles trabalharam. Ou seja, uma peça de luxo e obrigatória para os fãs antigos e recentes.

Recordemos aqui as imagens da passagem de Dean em 2014 pelo Sabotage Club em Lisboa e o documentário raro de 2006, Tell Me Do You Miss Me – A Film About Luna.

Rarities:
01. Egg Nog (from Time 7″, 1992)
02. Indian Summer (Beat Happening cover from Slide EP, 1993)
03. Ride Into the Sun (The Velvet Underground cover from Slide EP, 1993)
04. That’s What You Always Say (The Dream Syndicate cover from Slide EP, 1993)
05. Anesthesia (pre-Elektra Records demo, 1991)
06. In the Flesh (Blondie cover from In the Flesh 7″, 1997)
07. Bonnie and Clyde (Serge Gainsbourg cover, Penthouse bonus track)
08. I Know You Tried (unreleased demo from Bewitched sessions)
09. Roll in the Sand (from Outdoor Miner 7″, 1996)
10. Dear Paulina (from Dear Paulina 7″, 1999)

alec peterson sig

 

 

LunaBoxSet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://youtu.be/5e5NbTgOvnk

 

 

 

 

About The Author

Related Posts