O percurso dos The War On Drugs iniciado em abril aquando do Record Store Day e do lançamento do 12” da inédita “Thinking Of A Place” teve em “Holding On” um segundo apeadeiro e primeira revelação oficial de um novo disco. Agora, já com tudo oficializado e com o vídeo do segundo tema de apresentação de A Deeper Understanding a carregar a honra de uma das mais bonitas peças visuais que 2017 vai receber, Adam Granduciel e os seus gerrilheiros contra as drogas e pelo louvar do cancioneiro rock norte-americano avançam para aquele que é o terceiro olhar para dentro de um disco que se espera, pelas amostras, ser um marco na carreira dos Drugs e uma das mais preciosas rodelas a sair este ano.

“Strangest Thing”, uma das primeiras músicas escritas e gravadas para o novo álbum segundo Granduciel, foi apresentada ontem durante o programa de Zane Lowe com direito a uma breve entrevista no Beats 1 e ganhou de seguida corpo em mais um vídeo. Reduzido a meras imagens de Adam captadas nas imediações de uma estrutura do que em tempos foi um hangar e é agora um mero despojo arquitectónico abandonado, o vídeo dá um outro lado minimalista dos War mas mantém a sensação de proximidade como se o imaginário dos The War On Drugs fosse um membro da família. “Strangest Thing” é uma canção de teclados semi-espaciais ancorados num ambiente country que mostra a América de sempre da banda de Filadélfia.

Lê também: As paisagens emocionais dos The War On Drugs no retrato visual para “Holding On”

A Deeper Understanding sai a 25 de Agosto pela Atlantic e os The War on Drugs lançam-se em outubro numa digressão pelos Estados Unidos já com datas marcadas posteriormente na Europa em Novembro  e ainda sem passagem por Portugal ou noticias de descerem até ao continente sul-americano.