Poucos dias depois de lançarem na app Fantom mais três músicas do que poderá vir a ser o novo disco, os Massive Attack mostram o vídeo para “Come Near Me”. Realizado pelo premiado Ed Morris e contracenado pela actriz kosovar Arta Dobroshi e o britânico Jonathan Aris, a faixa conta com a voz de Obaro Ejimiwe, mais conhecido por Ghostpoet que conta já com três álbuns e duas nomeações para os Mercury Music Prize.

Os Massive Attack continuam nas produções altamente cinematográficas e quase teatrais para apresentar as suas faixas. Desta feita, retratam uma relação que nos pode parecer tão familiar às vezes. A constante tensão entre os dois, o constante afastamento mas com a mesma aproximação e ponto de vista de quem os rodeia, ao mesmo tempo que nos fazem sentir uma certa nostalgia. Essa mesma nostalgia que nos remete para um dos vídeos dos próprios Massive Attack: “Unfinished Sympathy”. Uma vista pela cidade mas sempre com o mesmo foco central. A referência a este vídeo não vem só: a própria faixa quebra a tensão de todo o cenário quando surge no rádio de um carro. Mas há referências a um dos vídeos mais recentes, como “Voodoo in My Blood” e “Take It There”. A cidade, os movimentos quase dançados e coreografados, o foco no elemento feminino mas com um contraste com o oposto e indumentária.

A cena final é a conclusão de todo o vídeo e da própria relação: o desaparecimento da mesma aos poucos, o afogamento total do sentimento. Ed Morris, em entrevista a LBB Online diz que esta parte é inspirada na peça “Woyzeck” de Georg Buchner, onde na cena final mostra o personagem a tentar enterrar a arma do crime num lago num ponto cada vez mais fundo, até que, com o desespero e o sentimento de culpa, se acaba por afogar.

The last scene was influenced by that. Water, submergence, complete disappearance. Water, the sea is like a kind of earthly physical heaven or other world. It is at once beautiful, sensual and indiscriminate, violent. Like sex.

E, se não conseguiram ouvir os temas lançados até agora, os Massive Attack partilharam no seu canal de Youtube o tema “The Spoils”.