Lisa Hannigan afunda-se em “Undertow” no seu canto macio e faz-nos admirar esta chuva mágica iridescente captada em câmara lenta num mergulho do seu próprio brilho realçado pelos glitter cintilantes que recaem e cobrem o seu rosto.

Predominam no tema arranjos levemente pulsantes e constantes com a integração de elementos electrónicos em detrimento do som orgânico que lhe toldou a carreira até aqui e que interagem com a serenidade lírica impressa por Lisa, onde a sua imagem flutua corrente abaixo sem esforço em contraposição aos elementos que a cercam; o seu desejo melódico reflectido em “I want to float in between every one, I want to sink down like a stone”, tem o mérito de ser construído com texturas ricas e subtis, nas quais é perceptível a vibração do seu banjo que percorre a canção em harmonia com os sintetizadores: uma tendência diferente de todo o restante trabalho de Lisa, mas executado de forma exímia.

“Undertow” é um dos singles de At Swim a serem divulgados a conta gotas. O terceiro álbum solo de Lisa, e que sucede a Sea Sew de 2008 e Passenger de 2011, foi produzido por Aaron Dessner, guitarrista dos The National e lançado em Agosto do ano passado.