Os MIEN nasceram do cruzamento entre os palcos dos vários membros do supergrupo – que reúne nas suas fileiras Alex Maas dos The Black Angels, Tom Furse dos The Horrors, Rishi Dhir dos Elephant Stone e John-Mark Lapham dos The Earlies -, e da vontade de criar uma nova versão para “Wantin’ Ain’t Gettin'”, um tema construído à volta da sonoridade da cítara e um original de 1967 dos The Association, conhecidos nos anos 60 pela sua sunshine pop. Embora o tributo tenha acabado por não ver a luz do dia, abriu caminho para uma colaboração. A Rocket Recordings anuncia agora a transposição do projecto para disco, e o álbum, que levará título homónimo, sai no dia 6 de abril e já com estreia ao vivo marcada para o Levitation Fest, que acontece em Austin, Texas, em finais também de abril.

A decisão de criar a banda consolida-se quando uma demo antiga de John Mark, baseada num sample dos Beastie Boys, chega aos ouvidos de Dhir, Maas e Furse. Foi esta demo específica que uniu os quatros músicos e constituiu o ponto de partida para a criação de “Black Habit”, o tema que antecipa o lançamento do disco. Os MIEN resultam de várias travessias quer físicas, quer através de ficheiros audio. Todo este processo levou os músicos a transcender os seus próprios limites e as suas origens na busca de uma  exploração transcendental que culminasse numa sensação de unidade entre os membros.

John Mark define a nova superbanda como se “os The Black Angels fossem a Nico na sua fase industrial dos anos 80, misturada com George Harrison e Conny Plank”. Com “Black Habit”, antecipa-se um álbum em que as fronteiras das quatro bandas se tocam e se afastam mutuamente, passando por paisagens sonoras que remetem para uma sombria viagem alucinante, como sugere o vídeo que acompanha a música – uma narração visual realizada por Elba Perez, responsável pelos visuais dos Elephant Stone.

A química entre os quatro elementos é bastante notória já nesta primeira impressão, embora o álbum tenha sido construído, em parte, à distância. Os MIEN prometem assumir-se como um supergrupo que leva o mundo de viagem numa experiência caleidóscópica. Uma roadtrip que homenageia o psicadelismo de 60 e cai na toca da futura segunda década do novo século.

MIEN
01. Earth Moon
02. Black Habit
03. (I’m Tired of) Western Shouting
04. You Dreamt
05. Other
06. Hocus Pocus
07. Ropes
08. Echolalia
09. Odessey
10. Earth Moon (Reprise)

MIEN - MIEN

MIEN – MIEN