Diz quem viu que o concerto dos Moderat no último NOS Primavera Sound foi um dos melhores no festival portuense. E a 31 de Outubro os alemães vêm a Lisboa recordar-nos por que são um dos projectos mais estimulantes da actual pop electrónica, apresentando na LX Factory os temas do recente álbum III editado pela Mute Records.

O trio formado por Gernot Bronsert e Sebastian Szary (os Modeselektor) com Sascha Ring (Apparat) é um dos faróis da cena musical de Berlim. Sem renunciar às raízes techno e house, a banda tem criado verdadeiras canções, com letras, e introduziu no seu som outras correntes electrónicas, como o são o breakbeat, o drum&bass, e mais recentemente, o dubstep. Sem deixar de produzir remisturas e instrumentais orientados para madrugadas de dança.

E apesar de os Moderat tocarem em Portugal poucas vezes, a verdade é que o primeiro disco do trio – o EP Auf Kosten Der Gesundheit – tem já 13 anos e o primeiro álbum Moderat saiu há 8, numa discografia que inclui também os álbuns II de 2013, e o último III deste ano. Motivos mais que suficientes para justificar a relevância do concerto na Lx Factory e o interesse no regresso deles a Lisboa, onde não tocam há alguns anos.

Parece mais feitiço de fadas que maldição de bruxas, não parece? Mas será mesmo na noite do Halloween e os bilhetes já estão à venda pelo preço único de 25€. Entre temas dançáveis e outros ambientais, os Moderat devem incluir “Reminder”, single futurista que lançaram em Fevereiro antes da saída do último álbum.