Há tragédias e acontecimentos devastadores que dificilmente se ultrapassam e se carregam ao longo dos dias de uma vida inteira. Phil Elverum colocou o luto pelo falecimento de Geneviève Castrée, a sua mulher, companheira e o grande amor da sua vida, ao serviço da arte da escrita de canções e editou em 2017 um dos grandes discos do ano – senão mesmo um dos grandes discos que o novo século já teve o privilégio de receber -, e que levava o título A Crow Looked At Me.

Já se sabe desde Janeiro passado, que Now Only é o disco que dará continuidade ao processo de aceitação, análise e terapia em que Phil transformou o seu heterónimo Mount Eerie. “Distortion” apresentou-o e agora é a vez de “Tintin In Tibet” ganhar um cantinho sombrio e triste no mundo. O novo tema de Elverum é o Phil de sempre envolto em silêncios sadcore enquanto recorda uma conversa antes da morte da sua mulher e o dia e os dias seguintes a ter conhecido Geneviève, altura em que lhe leu as páginas da banda desenhada de Hergé.

“Tintin In Tibet” é o tema que abre Now Only e não é único a ganhar também vida pré-disco. Phil Elverum passou pelos estúdios da CBC Radio 2 (radio canadiana) para conversar com George Stroumboulopoulos e gravar dois temas para as Strombo Sessions. Por agora, ainda não há outro registo a não ser o programa completo. Podem ouvir aqui (a partir das 2hrs e 4mins) a segunda música nova, “Crow. Pt 2”, bem como “Tintin In Tibet” e “Ravens” de A Crow Looked At Me.

Lying on the rocks, waiting for the boat to come pick us up
I read the one book we had with us aloud
With my head on your lap, sinking into you
Tintin in Tibet in French
And we thought of devotion and snow and distant longing in the Himalayan air
Laying cold, with a bell ringing out