Eles tinham anunciado no dia 8 deste mês que vinha lá novo vídeo e desde então têm inundado as redes sociais de teasers captados durante as gravações e stills retirados do que já se tinha percebido seria o segundo tema original dos Muse desde a edição de Drones em 2015 e depois de “New Kind Of Kick”, lançado para celebrar o Halloween de 2016. Nada como voltar à carga com uma mega produção, e os Muse já se sabe que não se fazem rogados em elevar o patamar a níveis megalómanos seja em termos sonoros ou visuais, seja em disco, em imagem ou em palco. Os britânicos lançam assim um novo tema, depois de durante o dia de ontem terem revelado o título da canção e posto todos em alerta.

#digdown #regram @mattbellamy

Uma publicação partilhada por MUSE (@muse) a



#digdown

Uma publicação partilhada por MUSE (@muse) a


“Dig Down” é, aparentemente, um one-off single e não deixa dúvidas que descende do mesmo núcleo de canções nascidas da mesma musa que inspirou “Madness” de 2nd Law, o disco de 2012. Os Muse tinham revelado em março a um fã que os encontrou nos Air Studios em Londres que estariam novamente em gravações e a quem confessaram que tinham já três novas músicas, uma mais pesada e as outras duas “not really”. Assim sendo, “Dig Down” aloja-se no sector das “not really” com um pulsar lânguido e sensual, e parece que ainda não é desta que Matt cumpre a promessa de despir os Muse e lançar um disco menos eléctrico e mais acústico.

I feel like I say it every time with each album but I feel like it might be time to actually do something a bit more stripped down

O vídeo para “Dig Down”, realizado por Lance Drake e que conta com actriz e activista Laura Wasser – que perdeu uma perna no decorrer de uma intoxicação -, aproxima ainda mais o novo tema dos Muse a “Madness”. Uma atmosfera distópica com claras influências do cinema apocalíptico e a filmes como Resident Evil ou Pandorum que deixando de lado os zombies e coloca o ênfase no habitual apelo ao contrapoder, à revolução e ao levantamento popular.

When I was writing this song, I was looking to counteract the current negativity in the world and give inspiration, optimism and hope to people to fight for the causes they believe in; that as individuals we can choose to change the world if we want to.

Não precisam de escavar mais; os Muse estão de volta.