De volta ao mundo real um mês depois do lançamento de Skeleton Tree, Nick Cave mostra-nos mais um retalho da longa recuperação em forma de obra-génio. Desta feita, “Girl In Amber” e a respectiva referência à sua mulher, Susie Cave. One More Time With Feeling também volta aos cinemas.

Seguindo o mesmo caminho de “Jesus Alone” e “I Need You”, este “Girl In Amber” é retirado directamente do documentário que no início do mês passado se mostrou ao mundo numa versão ainda mais amarga que a versão de estúdio. Ao vivo e a mostrar-se vivo, Nick Cave canta cada palavra com a dor que o acompanha desde o fatal acontecimento. Mas, não é apenas por ele que canta: canta por Susie, por Earl, por uma banda que representa para ele uma outra família e por Arthur.

As imagens que vemos são do estúdio: não um mero vídeo da gravação do tema, mas uma ida ao interior de tudo. É buscar o que se sente até no dentro das paredes. Tudo é transversal. Há uma certa teatralidade camuflada em realidade, em mostrar o que está por detrás de tanta grandiosidade. “Girl In Amber” é dos pontos altos de Skeleton Tree em termos líricos e de composição do tema. A fragilidade das palavras pesam mais do que se consegue aguentar, mesmo para uma figura quase mitológica e artística como Cave. Um tema que termina com:“Don’t touch me”.

 One More Time With Feeling volta ao cinema para mais uma sessão no primeiro de Dezembro. Os contemplados são os cinemas UCI do Arrábida Shopping em Gaia e no El Corte Inglês em Lisboa. Bilhetes à venda aqui e o vídeo pode ser visto em baixo.