Pode não ter sido a mais produtiva, mas foi uma das mais interessantes e importantes labels de 2014 a par com a Captured Tracks e a Totally Gross National Product no que toca a edições fora do baralho. Falamos da Felte que este ano lançou 3 discos e todos eles com direito a alta rotação aqui pelos nossos calabouços; New Age Music Is Here dos Mysteries – a tal banda super secreta constituída supostamente, dizem as más línguas, por membros dos Wild Beasts e Abe VigodaTurkish Leather dos Ritual Howls e Gold Nights dos White Hex.

Faltando ainda alguns pregos no caixão deste ano e já anunciam o lançamento para Fevereiro de Depersonalisation, disco de estreia dos australianos Nite Fields. Shoegazers com um carinho especial pelo post-punk dos The Chameleons, The Cure e And Also The Trees e pelas espirais dos Velvet Underground, Spiritualized e Slowdive.

Pela amostra de “You I Never Knew”, que podem ouvir mais abaixo, e de “Vacation” do 7’’ deste ano e que não fará parte de Depersonalisation, os Nite Fields convidam-nos a entrar num ambiente semi-caótico e frio e ainda assim de um conforto e intimidade raros. Poético e pessoal, é fácil de perceber a Despersonalização com alguma atenção às palavras sobre a dissociação à realidade e a dissipação do amor.

Depersonalisation foi escrito e gravado ao longo de quatro anos de viagens entre Brisbane – cidade mãe de Danny Venzin, Chris Campion, Liza Harvey e Michael Whitney – Sidney e Melbourne e em mais de 20 locais, incluindo garagens, quartos, estúdios emprestados, escadas e uma sala de jantar de um restaurante fora de horas.

A produção de Depersonalisation foi deixada nas mãos do iconoclasta Nigel Lee-Yang da banda de culto HTRK, conhecido pela sua diferente visão musical. Após se aproximar da banda depois de ouvir o single de “Vacation” (produzido e lançado pelos próprios Nite Fields), recentemente relançado pela Felte, começou a trabalhar intensivamente no disco da banda ao longo de nove meses. O resultado é um som rico e cheio de sons característicos. Habilmente trabalhado e sonicamente diverso, as nove faixas de que se faz Depersonalisation vão das percussões noisy às guitarras irregulares, dos baixos potentes aos sintetizadores hipnóticos, tudo polido com o brilho da assinatura electrónica de Yang.

Depersonalisation

01. Depersonalised
02. Fill The Void
03. You I Never Knew
04. ComeDown
05. Pay For Strangers
06. Hell/Happy
07. Prescription
08. Like A Drone
09. Winter’s Gone

alec peterson sig