No primeiro dia fez-se a Luz. No segundo o Céu, e as águas separaram-se. No terceiro dia fez-se a Terra. No quarto separou-se o dia da noite. No quinto fizeram-se os répteis e as aves. No sexto fez-se a maior obra de todas, o Homem – à semelhança do Todo-Poderoso. E a Lua, quem fez? Para essa questão existem certas respostas, divergentes ou complementares, mas a pergunta permanece: quem construiu a Lua?

Quem se anda a debruçar sobre o tema é o mal-amado irmão (será que há algum que não o seja?), aquele lá das terras de Manchester, dos gloriosos 90’s onde tudo se resolvia com umas cabeçadas ao seu companheiro não menos espevitado e a quem quer que aparecesse à frente. Depois de Chasing Yesterday , o segundo registo de estúdio de Noel Gallagher’s High Flying Birds de 2015 ter sido recebido de maneira agridoce – mais doce para os saudosistas e mais amargo para os amantes de música em geral, Noel lança agora o teaser para o seu próximo álbum. O seu terceiro longa-duração de originais conta com a colaboração do “Modfather” Paul Weller e de Johnny Marr (co-fundador dos The Smiths) e, para juntar à turminha, temos ainda David Holmes, senhor responsável pela banda sonora da saga Ocean’s (Ocean’s Eleven, Twelve e Thirteen).

“Who built the moon?”, será o cabeçalho barra questão fundamental da próxima obra discográfica de Noel Gallagher que, tanto pelo título, como pelo teaser em si, parece querer chegar à condição de universal e monumental. Afinal de contas, Noel não conhece outro modo de fazer música sem ter o seu toque de big-stadium anthem. Depois do choro nostálgico que foi o seu último álbum, Gallagher dá-nos a impressão de zarpar dos acordes já repetidos por ele mais de cem vezes e investir num lado mais electro-poppy.

Pretensão de se afastar da sonoridade do seu irmão Liam que edita para a semana que vem As You Were, o seu disco de estreia? De se juntar à pratada de artistas que têm vindo a abraçar a eletrónica? De se reinventar musicalmente e assumir uma nova identidade? Talvez. Contudo, teremos de esperar até dia 24 de Novembro para testemunhar essas chagas com os nossos próprios ouvidos em Who Built The Moon. , que será lançado pela Sour Mash Records. Em baixo o teaser e a setlist completa do álbum.

Who Built The Moon
01. Fort Knox
02. Holy Mountain
03. Keep On Reaching
04. It’s A Beautiful World
05. She Taught Me How To Fly
06. Be Careful What You Wish For
07. Black & White Sunshine
08. Interlude (Wednesday Part 1)
09. If Love Is The Law
10. The Man Who Built The Moon
11. End Credits (Wednesday Part 2)
Bonus Track
12. Dead In The Water (Live at RTÉ 2FM Studios, Dublin)