Moderat é o projecto electrónico alemão constituído por Sacha Ring ou Apparat, e Gernot Bronsert e Sebastian Szary, ou seja, os Modeselektor, um dos principais nomes no mundo da electrónica, techno e glitch. Desde 2009 que nos assaltam a casa com as suas batidas e emoções fortes. Depois do tão esperado III, lançado em Abril deste ano, perdemos a cabeça. Com laivos de James Blake, Burial, The xx, os Moderat tornam-se electricidade no seu estado puro. O trio soube bem desde o início da carreira beber das suas variadas influências musicais, entrelaçando-as umas nas outras, dando à luz uma harmonia de sons incrível e respeitosa.

Agora, chega-nos um novo vídeo, desta feita para “Eating Hooks”, a primeira faixa de III. É favor colocar o volume no máximo e o ecrã em full. Produzido pelo singular e brilhante realizador sueco Måns Nyman com a colaboração magnífica do estúdio e projecto de design alemão, Pfadfinderei. Este foi um dos singles mais elogiados pelos fãs e as demais críticas na tour de Primavera da banda pela Europa e América do Norte. Existe, inclusive, uma gravação de áudio da mesma, com os aplausos calorosos e sinceros do público,no êxtase que se pode imaginar.

Este vídeo com o seu toque artsy, bem ao estilo dos Moderat é, de facto, um rio imenso de texturas e sentimentos. Somos conduzidos pelos passos elegantes de Rauf Yasit, o bailarino e acrobata alemão com raízes curdas, mais conhecido por RubberLegz, que nos intoxica com as suas vestimentas diversificadas de inúmeros tecidos e feitios que se mostram aliadas às pinturas faciais que transformam “Eating Hooks” num autêntico exímio desfile de moda. É o corpo que palpita, é o corpo a gritar, por dentro, é certo.

A desconstrução do homem faz-se, assim, numa perfeita edição de áudio e imagem, onde os Moderat nos deixam, mais uma vez, a levitar pelas ruas de Berlim, de Londres, do Curdistão ou de Lisboa. Pelas mesmas ruas de Lisboa, onde a banda vai andar já na próxima noite de Halloween. O concerto dos Moderat está marcado para a LX Factory. Sabe mais aqui.

Oiçam. Contemplem.