Se o Arizona fosse uma monarquia Howe Gelb seria Sir Howe Gelb. Será difícil encontrar nas últimas três décadas um nome com uma discografia tão extensa e ao mesmo tempo tão relevante e influente apesar de ao longo de dois desses três decénios ter passado ao lado do reconhecimento do público e da crítica. Incansável e de pena insecável, Gelb espalhou a sua arte de escrever canções pelos mais variados projectos sendo os incontornáveis Giant Sand a nave-mãe de boa parte da sua carreira. Não obstante os VINTE SETE discos com os Sand, Howe ainda espalhou charme pelos saudosos OP8 –projecto que juntava os Giant Sand a Lisa Germano – em 1997, pelos The Band of Blacky Ranchette – com os Calexico, Chan Cat Power Marshall, Kurt Wagner dos Lambchop e Neko Case entre outros, um line-up absolutamente impressionante – entre 85 e 2003, os Arizona Amp and Alternator em 2005 e nos seus VINTE E UM discos a solo. Verdadeiramente notável!

Em 2013 lança os dois últimos trabalhos em nome próprio, Dust Bowl e The Coincidentalist e no ano passado volta ao seus Giant Sand de sempre com Heartbreak Pass, e gostássemos de perder apostas avançávamos com um “nos quais deverá assentar o concerto da próxima quinta-feira, dia 10, no Musicbox” mas conhecendo os percursos constantemente enigmáticos e surpreendentes de Sir Howe Gelb espera-se mais uma viagem pelos desertos do Arizona em busca da perfeita canção folk e sempre com as raízes norte-americanas e o lo-fi na ponta da língua.

Uma figura histórica que já ganhou faz muito tempo o seu lugar ao lado de nomes como Lou Reed, Cohen, Frank Black ou qualquer dos grandes vultos da composição dos últimos dois séculos. Alguém ainda se lembra de um concerto por Lisboa no Jardim do Tabaco em início dos 2000 apenas com um piano de cauda e um discman?

Na primeira parte vamos descobrir o bedroom pop assombrado pelo lo-fi de Sallim, uma das vozes mais promissoras da nova movimentação underground da música portuguesa. Vamos ver esta menina crescer? Comecemos no palco do Musicbox na quinta-feira com Howe Gelb.